sexta-feira, 30 de março de 2007

A caminho da Páscoa



Caminhamos a passos largos para a Páscoa.


É preciso preparar o coração para que Cristo possa ressuscitar em mim. Para isso, este fim de semana vou estar num encontro com os grupos de jovens das paróquias para fazer o caminho da cruz e para caminhar tendo por base a mensagem do Papa Bento XI para o dia mundial da junventade (domingo de Ramos).


Hoje deixo aqui alguns excertos dessa menssagem que nos devem fazer pensar um pouco.


"Caros jovens:
Por ocasião da XXII Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada nas dioceses no próximo Domingo de Ramos, gostava de propor para vossa meditação as palavras de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (cf. Jo 13,34).
É possível amar? Toda a pessoa sente o desejo de amar e de ser amado. No entanto, como é difícil amar, quantos erros e fracassos acontecem no amor! Há mesmo quem chegue a duvidar se o amor é possível. As carências afectivas ou as desilusões sentimentais podem fazer-nos pensar que amar é uma utopia, um sonho inatingível. Temos, então, que resignar-nos? Não! O amor é possível. A finalidade desta minha mensagem é contribuir no reavivar em cada um de vós, que sois o futuro e a esperança da humanidade, a fé no amor verdadeiro, fiel e forte; um amor que traz paz e alegria; um amor que une as pessoas, fazendo-as sentir-se livres no respeito mútuo.
(…) Proponho para isso, um itinerário para a “descoberta” do amor.
O primeiro momento faz referência à única fonte do amor verdadeiro, que é Deus.
“Deus é amor” (1 Jo 4,8.16); isso quer dizer não só que Deus nos ama, mas que o mesmo ser de Deus é amor. Estamos diante da revelação mais esplendorosa da fonte do amor que é o mistério trinitário: em Deus, uno e trino, há uma eterna comunicação de amor entre as pessoas do Pai e do Filho, e este amor não é uma energia ou um sentimento, mas uma pessoa: o Espírito Santo.

Como se nos manifesta Deus-Amor? A manifestação do amor divino é total e perfeita na Cruz. A Cruz, loucura para o mundo, escândalo para muitos crentes, é, pelo contrário, “sabedoria de Deus” para os que se deixam tocar no mais profundo do próprio ser. (…)
(…) Na Cruz, Cristo grita: “Tenho sede” (Jo 19,28), revelando assim uma sede ardente de amar e de ser amado por todos nós. Apenas quando percebemos a profundidade e a intensidade deste mistério, é que damos conta da necessidade e da urgência de que O amemos “como” Ele nos amou. Isto implica também o compromisso, se for necessário, de dar a própria pelos outros.
Por tudo isto há três âmbitos da vossa vida quotidiana nos quais vós, caros jovens, sois chamados de modo particular a manifestar o amor de Deus. O primeiro é a Igreja, que é a nossa família espiritual, composta por todos os discípulos de Cristo.
Sendo testemunhas das suas palavras – “Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35) –, alimentai com vosso entusiasmo e vossa caridade as actividades das paróquias, das comunidades, dos movimentos eclesiais e dos grupos juvenis de que fazeis parte. Sede solícitos em procurar o bem dos outros, fiéis aos compromissos adquiridos. Não duvideis em renunciar com alegria a alguns dos vossos divertimentos, aceitai de bom grado os sacrifícios necessários, dai testemunho do vosso amor fiel a Cristo anunciando o seu Evangelho especialmente entre os vossos colegas.
O segundo âmbito onde sois chamados a exprimir o amor e a crescer nele é a vossa preparação para o futuro que vos espera. (…) O vosso exemplo será um estímulo para muitos de vossos colegas, que estão à procura da verdadeira felicidade.
O terceiro âmbito do compromisso que implica o amor é o da vida quotidiana nos seus vários aspectos. Refiro- me sobretudo à família, ao estudo, ao trabalho e ao tempo livre. Caros jovens, cultivai os vossos talentos não apenas para conquistar uma posição social, mas também para ajudar os outros “a crescer”. Desenvolvei as vossas capacidades, não apenas para ser mais “competitivos” e “produtivos”, mas para ser “testemunhas da caridade”. (…) O horizonte do amor é realmente ilimitado: é todo o mundo!
Queridos jovens, quero convidar-vos a “ousar amar”, a não desejar outra coisa mais do que um amor forte e belo, capaz de fazer de toda a vossa vida uma gozosa realização.
Maria, Mãe de Cristo e da Igreja, vos ajude a fazer ressoar em todo o lugar o grito que transformou o mundo: “Deus é amor!”. Acompanho-vos com a oração e abençoo-vos de todo coração.


Vaticano, 27 de Janeiro de 2007
Bento XVI

quarta-feira, 28 de março de 2007

Contigo...

Sentir-me perto de ti...

Sentir a tua respiração...
Sentir o calor do teu abraço...
Sentir o teu olhar sobre as minhas atitudes!
Enfim... sentir-te... sentir-me segura!!!
Viajar contigo... ver o teu olhar fixo num caminho...
Longo... enorme... vazio...
Mas olhar-te... ver-te a olhar... cantar...
Brincar... gritar... apertar a minha perna...
Fazeres beicinho... sorrir!!!
Como tudo é especial quando estou contigo!
Como tudo é perfeito!!!
Como todos os problemas desaparecem quando estou contigo!!!
O tempo diminui... foge de nós... e sempre tentamos recuperar...
Mas ele é bem mais rápido...
O que vale é que os sentimentos aumentam...
Não fogem... nem diminuem!!!
Como gosto de te ver feliz...
Gostei de te ver correr... ajudar-te a perceber que tudo vai melhorar!!!
Hoje apetece-me apenas dizer que te AMO...
Dizer ao mundo todo, o que significas para mim, como me fazes feliz todos os dias...
E quando estou contigo... tudo é perfeito...
Quando estou abraçada a ti e fecho os olhos sei que estou segura...

E penso para mim:

... AMO-TE..."
Obrigado pelo tempo que vais estando comigo e por sempre estares presente em tudo o que vou fazendo.
Na realidade, tornas-te o meu mundo um pouco mais colorido. Só é pena toda esta distância que nos separa.
Feliz dia para ti.

segunda-feira, 26 de março de 2007

As portas do coração...




Ninguém passa a vida como uma folha em branco, sem escritos, sem rabiscos. Tudo vai sendo escrito na alma, os momentos vão sendo registados, misturando o que foi com o que deixou de ser, as grandes expectativas com as grandes decepções. Cada página virada traz as marcas das que passaram, e com o tempo, vamos aprendendo a ter prudência nas relações.

Amar alguém é elevar-se ao ponto nobre da vida. É tocar o céu e ter a terra aos seus pés. E se mais tarde os ventos contrários nos trazem de volta, valeu a viagem, valeram as lembranças que carregamos e que nos sustentam.
E entre os escritos da vida, prevalecem, no fim, o néctar que soubemos tirar das flores, a poesia que tiramos dos amores, mesmo daqueles que tiveram fim...

sexta-feira, 23 de março de 2007


Finalmente por terras que conheço bem...


Chegou a Sexta à noite e com ela um fim de semana que promete (ao contrário do que estava a imaginar).


E ainda por cima muda a hora no sábado...


Mas eu vou descansar, dê por onde der...

Palavras Soltas


O que eu vejo não é igual a ti
Mas há algo que nos aproxima
Eu vejo-te, conheço-te e te sinto
Sei de onde vens, para onde vais
Encontramo-nos nas flores, nas árvores, no céu
Ensinaste-me a cantar, a sorrir e a cantar

É assim a amizade
É saber encaixar as peças
De um puzzle cheio de cor
É perceber que somo diferente
Mas iguais

Aprendi a esperar por ti
A ver o mundo pelos teus olhos

A fazer de cada momento uma vida
E da vida um momento único



Beijinho especial para os meus vizinhos (Rique e Raquel) que foram pais de um rapagão e outro de PARABÉNS para o P. Luís Miranda...

quinta-feira, 22 de março de 2007

ÁGUA: POUPE HOJE PARA TER AMANHÃ


Hoje é Dia Mundial da Água
Por isso, aqui ficam alguns truques para poupar água, porque:
não há vida sem água; a água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas;
a água é um património de todos e todos devemos reconhecer o seu valor; cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado;
alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos.
(adaptado de Carta Europeia da Água, 1968 )

Poupar água é não a desperdiçar nos consumos inúteis a que muitos se foram habituando ao longo dos anos.
Para poupar, consumindo apenas a quantidade que realmente se necessita na actividade diária, é essencial corrigir os maus hábitos.
Como corrigir os maus hábitos?

Na casa de banho

- Num banho de imersão gasta cerca de 180 litros de água. Num duche gasta 60 litros, se demorar apenas 5 minutos; mais, é desperdiçar tempo e água.

- Tome duche em vez de banho de imersão. E não se esqueça: seja rápido e enquanto se ensaboa não deixe correr a água do chuveiro.

- Enquanto escova os dentes ou se barbeia, feche a torneira. Assim, poupará 10, 20 ou mesmo 30 litros de água.

- Em cada descarga do autoclismo gasta 6 a 10 litros de água. Utilize-o só quando for necessário.

- Não transforme a sanita em recipiente de lixo. Restos de comida, cabelos, papéis, cigarros bem apagados vão para o lixo.

Na cozinha

- Antes de lavar os pratos, tachos, panelas ou frigideiras, limpe-os com papel. Se necessário, deixe "de molho" os tachos e panelas.

- Não lave a loiça em água corrente. Utilize a bacia do lava loiça ou um alguidar.

- Não lave a loiça peça a peça. Junte-a e lave-a 1 ou 2 vezes por dia. Use a mínima quantidade de detergente necessário para uma lavagem eficaz. Poupará água e detergente.

- Se tiver máquina de lavar, não a ponha a trabalhar sem a carga completa. Lembre-se que quando a liga, ela consome 25 a 60 litros de água.

Na lavagem da roupa

- Uma máquina de lavar roupa consome 60 a 90 litros de água por lavagem. Use-a apenas com a carga máxima. Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina. Lave à mão e utilize depois a água para lavar o chão da cozinha.

Na rega

- Há plantas que necessitam de pouca água. Evite regá-las sem necessidade. Se possível, utilize água de poços ou ribeiros ou mesmo água da lavagem de legumes ou frutos.

- Regar de manhã cedo ou à noite, é poupar a água que se perde com o calor ou o sol.

Para poupar água não basta corrigir os maus hábitos. É também necessário cumprir outras regras gerais:

- Se uma torneira estiver a pingar, feche-a bem, se estiver avariada, mande logo consertá-la.
POUPARÁ CERCA DE 25 L DE ÁGUA POR DIA

- Se o autoclismo estiver a perder água, mande logo arranjá-lo; Se estiver um cano rebentado, chame logo o canalizador; Se na sua terra há cortes no abastecimento de água, armazene só a quantidade de que vai necessitar; Se lhe sobrar água da distribuição anterior, não a deite fora: pode sempre utilizá-la; Se vir uma fuga numa boca de rega ou noutro ponto da conduta, previna a sua Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal.

Reutilize a água que puder.

Para ti...

Fado do encontro

Vou andando
Cantando
Tenho o sol à minha frente
Tão quente, brilhante
Sinto o fogo à flor da pele
Tão quente, beijando
Como se fosses tu

Ao longe
Distante
Fica o mar no horizonte
É nele, por certo
Onde a tua alma se esconde
Carente, esperando
Esse mar és tu

Pode a noite ter outra cor
E o vento ser mais frio
Pode a lua subir no céu
Eu já vou descendo o rio...

Na foz
Revolta
Fecho os olhos, penso em ti
Tão perto
Que desperto
Há uma alma à minha frente
Tão quente, beijando
Por certo que és tu

Pode a lua subir no céu
E as nuvens a noite toldar
Pode o escuro ser como breu
Acabei por T'encontrar

Vou andando
Cantando
Tive o sol à minha frente
Tão quente, brilhando
Que a saudade me deixou
Para sempre.
Por certo
O meu Amor és tu.


(Tim e Mariza)

Hoje… finalmente!!!


Tenho este “cantinho” porque…

… já pensava nisto há algum tempo.
… é uma maneira de partilhar bonitas histórias.
… é uma maneira diferente de me conhecerem.
… quero falar das coisas boas da vida.
… me apeteceu.

Porque sim!!!